sábado, 3 de maio de 2008

Trilha Salkantay - 01 de maio

Enquanto o mundo todo comemorava mais um feriado, eu e o Xande acordavamos depois de uma noite horrivel. O guia nos chamou para o cafe da manha as 5 da manha, a uma temperatura de -5 graus. Saimos da barraca e vimos que o lago a nossa frente estava congelado!! Foda mesmo. Depois de comer iniciamos novamente a caminhada. Continuamos subindo ate alcancar o ponto mais alto da trilha, 4160 metros, ao lado da Montanha Salkantay. Depois disso foi so descida, por um caminho cheio de pedras soltas. Nossos pés ja estavam destruidos quando o Xande comecou a sentir dores fortes no joelho. Paramos ao meio dia, depois de andar 15 quilometros, para almocar. O guia percebeu a dificuldade do Xande deixou a gente descansar uns 40 minutos. Nao preciso dizer que capotamos... caimos no sono rapidinho em um gramado cheio de coco de cavalo... hehe.
Quando acordamos, o guia ofereceu um cavalo para carregar o Alexandre (40 soles). É obvio que aceitamos. Continuei a trilha andando mesmo, passando por riachos, cachoeiras e desfiladeiros, cada vez mais rapido para chegar a Santa Teresa antes de escurecer. Foram mais 8 quilometros andando, totalizando 23 no dia todo. Chegamos a um povoado chamado Playa, de onde pegamos uma camionete para Santa Teresa. É claro que nao tinha lugar para todos na cabine, entao tive que vir na carroceria, segurando uma barra de ferro, num frio do caralho e a noite. Parecia aqueles filmes de guerra no meio da selva... Quando alcancamos Santa Teresa o guia deve ter ficado com pena da gente porque nos ofereceu um quarto em um camping, com banheiro privado e tudo (claro que nao tinha agua quente, mas tudo bem). Dormimos igual criancas...